5 dicas para melhorar sua visão espacial no Xadrez

Meu caro amigo enxadrista, tudo bem?

No artigo de hoje vou trazer um tema sugerido de um dos nossos inscritos, que é a visão espacial! Primeiramente, o que vem a ser a visão espacial?

A visão espacial é a habilidade do enxadrista em realizar operações espaço-visuais mentalmente, ou seja, pensar no Xadrez sem as peças a disposição. Com isso, o jogador tem uma melhora significativa no seu calculo de variantes, pois consegue visualizar posições futuras com maior facilidade.

Dessa forma, entende que a visão espacial é um aliado do jogador na tomada de decisão, principalmente quando se pensa em muitos lances a frente. Bom, vamos as dicas que preparei pra você:

 

Dica nº 1: Tenha em mente as coordenadas do tabuleiro!

Para ter a visão espacial em dia, é necessário que você tenha total domínio da posição das casas, por exemplo, se eu te perguntar agora “qual a cor da casa b2 sem olhar no tabuleiro? Branca ou preta?”

Recomendo fortemente fazer exercícios de posição no tabuleiro, você pode fazer tanto pelo Chess.com ou no Lichess.

Dica nº 2: Pratique Xadrez diário

Já fiz um artigo aqui no portal sobre Xadrez diário, é uma outra forma de estimular sua mente a imaginar posições sem o tabuleiro. Ao receber uma notificação no celular com o lance, já começo imaginar e calcular a posição antes de abrir, é um método muito bom!

Dica nº 3: Já fez partidas simultâneas?

Essa dica é para quem joga a mais tempo. Se você é professor de Xadrez, experimente um dia enfrentar 2 alunos ou amigos de uma vez, e vai aumentando aos poucos, lidar com vários jogos de uma vez, faz com que sua visão espacial trabalhe entre as partidas.

Outra ideia é você fazer isso pelo Lichess.

Dica nº 4: Jogue Xadrez às cegas

Pode parecer loucura para alguns, mas é uma excelente forma de evoluir seu nível espacial. No começo será algo muito desconfortável e difícil, mas depois vai se tornando mais fácil. 

Tem jogadores especialistas nisso, como é o caso do GM Timur Gareyev que jogou 48 partidas ao mesmo tempo e teve 80% de aproveitamento, clique aqui para conferir o link da matéria dele. Há diversos vídeos dele na internet fazendo apresentações impressionantes, como o abaixo.

Nesse vídeo, Timur tem 5 minutos para memorizar 48 tabuleiros, e de forma aleatória os apresentadores escolhem 3 tabuleiros para ele continuar a partida.

Dica nº 5: Analise partidas às cegas

Isso mesmo! Essa dica é muito boa, comece pegando miniaturas de Xadrez, e aos poucos, busque partidas mais longas.

Faça anotações das suas análises e depois compare no tabuleiro para ver como evoluiu.

Para você treinar, vou deixar duas partidas pequenas do Kasparov. Minha sugestão é que você entenda porque o jogador abandonou sem você olhar no tabuleiro a resposta, segue ai:

Dessa forma encerro esse nosso tema, espero que essa dica de treinamento de ajude bastante em seu treinamento, tente separar um tempo na semana para isso, com certeza irá te ajudar bastante! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>