Aprenda a jogar contra o Peão da Dama Isolado

Caro enxadrista, como vai?

Hoje quero trazer um tema estratégico para você, tivemos uma participação bem bacana no Instagram.

Vamos trabalhar hoje em como enfrentar o famoso peão da dama isolado, também chamado de PDI. Qual o motivo de você aprender sobre isso?

Acontece que o peão da dama isolado é uma estrutura típica do meio jogo, que pode acontecer em diversas aberturas, como Abertura Francesa, Caro-Kann, Gambito da Dama, Nimzoíndia, entre outras. 

Desta forma, é importante você conhecer como jogar com Peão Dama Isolado e como enfrentar ele também. Hoje vamos com as idéias para combater o PDI!

Para iniciar o tema, quero mostrar uma partida do Botvinnik para ver o quão perigoso é enfrentar o PDI: 

 

 

 

Nessa partida, o jogador de negras cometeu diversos deslizes que possibilitaram que as brancas utilizem toda sua força dinâmica para vencer. Para entender os erros das pretas, vou mostrar 4 dicas nesse artigo com objetivo de você utilizar contra o PDI.

Dica nº 01 – Busque simplificações!

É extremamente necessário que o jogador de pretas simplifique a posição, ou seja, realize troca de materiais. Com o jogo simplificado, a posição das brancas tende a perder forças e o PDI vai se tornar uma debilidade futura.

Dica nº 02 – Coloque uma peça em d5

Isso mesmo, coloque uma peça em d5, de preferência um cavalo, que é um excelente bloqueador. Dessa forma, você evita o temático avanço do PDI. Lembrando que não é recomendado colocar um peão em d5, apenas peças maiores.

Dica nº 03 – Cuidado com o ataque adversário

Caso você não consiga aplicar a segunda dica, é importante vigiar esse temático d5 que pode causar estragos na posição das pretas. Além disso, tome cuidado com ameaças diretas ao seu roque, busque deixar seu Rei em segurança.

Dica nº 04 – Ataque o ponto d4 com todas suas peças

É muito importante atacar esse ponto d4, principalmente após as simplificações. Para isso, faça baterias com Torres e Dama, busque manobras com cavalo, posicione seu bispo e ataque esse ponto. Em alguns casos é até possível com o tema da cravada avançar peões para pressionar o ponto.

Agora, verificando a partida do Botvinnik, podemos ver que o jogador de negras falhou na busca de simplificações e tirou a peça de d5.

Ao jogar Cb4 no lance 14, o jogador das pretas tirou a peça que segura a casa d5. O lance Cd7 seria melhor para buscas simplificações.

No lance 16, era melhor capturar com o Cavalo de f6, buscando a simplificação com a troca do Bispo de e7.

Agora vamos para partidas que os jogadores aplicaram os sucesso as dicas de enfrentar o PDI:

Nessa partida, pela disputa do Campeonato Mundial de 1996, podemos ver como o Karpov jogou para combater  esse tema estratégico. 

No lance 7 Karpov define querer essa estrutura contra o PDI, e no lance 15. Kamsky acaba fazendo uma simplificação, que é interessante para as negras. Depois desses lances vemos uma manobra interessante com o Bispo para ocupar a casa d5 e com a simplificação de material a posição das brancas perde a força dinâmica.

Outra partida interessante, nessa partida Smyslov vai um fantástico sacrifício de qualidade no lance 18 e leva a posição para um PDI, e com a simplificação as pretas vencem, pois o peão isolado tornou-se apenas uma debilidade.

Trago mais uma partida do caríssimo Karpov, porém dessa vez as brancas enfrentando um PDI. Partida muito didática, nela Karpov busca as simplificações, domina de avanço do peão, e coloca todas as peças atacando o peão isolado.

Desta forma encerro esse artigo do nosso portal, que você consiga jogar com segurança contra o PDI.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>