Como enfrentar o Sistema London?

Caro enxadrista, tudo bem?

Hoje vou trazer um tema que você pode estar cansado de ouvir falar, porém desta vez será diferente! Agora veremos o lado das pretas. Se você nunca ouviu falar, o que vem a ser o Sistema London?

O Sistema London é uma abertura que pode ser utilizada praticamente com qualquer abertura das negras, o que facilita bastante, pois os lances são quase sempre os mesmos.  Além disso, ficou bem popular com o Magnus Carlsen jogando e tendo ótimos resultados. 

Como exemplo, deixo a partida do Carlsen contra o Anand, que ficou bem popular:

Confira o vídeo que preparei para mostrar como enfrentar o Sistema London:

Meu adversário jogou London e agora?

Primeiramente, nada de preocupação, conhecendo as ideias da brancas, é possível jogar tranquilamente.

Minha primeira recomendação é fazer o lance c5 de forma rápida, buscando jogo no centro e incomodando as brancas.

Após isso, saiba que as brancas tem total interesse em controlar a casa e5, por isso, a segunda recomendação é jogar Bd6 em algum momento propondo a troca.

Caso as brancas troquem, é bom para as negras, que vão conseguir jogar e5 sem dificuldades. Como exemplo, deixo essa partida de dois grandes mestres:

 

Há a opção do Ce5 que vimos no vídeo sobre a partida Karjakin contra Adams. Deixo a recomendação do lance Be7, segue a partida na integra para você: 

O lance principal e mais forte é Bg3,  e sobre o Bg3, temos a terceira recomendação, apenas troque o bispo após o adversário fazer o roque! O peão dobrado em g3 não significa uma vantagem para as negras, por outro lado, é uma ótima fonte de ataque na ala do rei.

Para compreender como combater as ideias de Bg3, trago a seguinte partida do torneio Blitz Sub 20 do Chess.com (por isso os ratings são altos):

A ideia consiste em responder o temático e4 com Be7, dessa forma, defende possíveis ameaças em h7 e ao mesmo tempo permite Ch5 em casos de e5, e a partida segue em equilíbrio.

Agora, para finalizarmos, vamos avaliar a ideia de Bb5, que apareceu no exemplo do Carlsen no início do artigo. No lugar do lance a6 jogado pelo Anand, a sugestão é o mesmo Be7, e o bispo das brancas em algum momento terá de recuar, pois não há jogo para ele na ala da Dama, e voltamos para posição semelhante a anterior.

 

Encerramos outro artigo do Xadrez com gratidão, espero que você saia mais preparado para enfrentar o famoso sistema London conhecendo as ideias do adversário.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>