Finais básicos de Torres: A ponte de Lucena (Parte I)

Caro enxadrista, tudo bem?

Com o aumento no número de pessoas em casa devido a prevenção contra o Covid-19, teve um bom aumento nas visitas em meus cursos online de Xadrez. 

Com isso, quero deixar como incentivo ao Xadrez um cupom gratuito para você fazer meus cursos de Finais Elementares e Tática Básica na Udemy.

Clique no botão abaixo para se inscrever:

 

Já que toquei no assunto de finais, vamos começar uma serie de Finais de Torres, vamos começar com a posição conhecida como Ponte de Lucena. 

A Ponte de Lucena é caracterizado por um final entre Torre, Rei e um Peão na sétima contra Rei e Torre. Se o jogador que possuí o peão chegar na casa de coroação com o rei, o final está ganho!

Para iniciar o tema, é veja a partida abaixo após o lance 83:

Nessa partida, o jogador de negras utilizou a técnica da Ponte de Lucena para transformar a vantagem material e posicional em vitória, confira o vídeo abaixo para estudarmos sobre o assunto:

Para aplicar a técnica da torre de Lucena, siga os passos abaixo:

Passo nº 01 – Leve seu rei para a casa de coroação e o peão na sétima fila!

Você somente vai conseguir realizar essa coroação colocando as peças nas casas indicadas, é extremamente importante fazer isso.

Passo nº 02 – Faça o temático Xeque no Rei adversário

Para conseguir realizar a manobra, você precisa deixar o Rei adversário longe, dizemos que você precisa “cortar o Rei”, com esse Xeque, você poderá continuar a manobra.

Passo nº 04 – Leve sua Torre para a 4ª fila

Esse passo é importante, pois você vai conseguir fazer a manobra tirando o Rei de forma que cubra o Xeque com a Torre em algum momento.

Passo nº 05 – Tire o Rei da 8ª Fila

Esse passo requer atenção, você deve retirar seu Rei dessa 8ª fila, tomando cuidado em não perder o peão na sétima. E no momento certo, irá cobrir o Xeque com sua Torre.

 

Desta forma encerro esse artigo do nosso portal, que você consiga aplicar esse final básico de Torre em  suas partidas.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>