Finais básicos de Torres: Os Xeques Laterais (Parte III)

Caro enxadrista, tudo bem?

Vamos continuar nossa serie de Finais de Torres, vamos aprender hoje sobre os Xeques Laterais.

Para iniciar o tema, é veja a partida abaixo após o lance 64:

Nessa partida, os jogadores empataram, pois o condutor das negras iria iniciar os Xeques Laterais em a6, e a posição não consegue progredir.

Para aplicar a técnica do Final de Xeques Laterais, siga os passos abaixo:

Passo nº 01 – Coloque seu rei do lado que tiver menos casas disponíveis ao lado do peão

Dessa forma, seu Rei não irá atrapalhar sua Torre.

Passo nº 02 – Coloque sua torre do lado que tiver mais casas disponíveis ao lado do peão

Com isso, sua Torre irá ter mais distância do Rei adversário, para isso, é preciso de três casas de distâncias para funcionar.

Além disso, é preciso ficar atento, caso o adversário não busque a manobra com a Torre na casa de coroação, mantenha sua Torre na mesma coluna atacando o peão.

Passo nº 03 – Inicie os xeques em caso do adversário colocar a Torre na casa de coroação

Esse passo é importante, dessa forma, seu adversário não vai conseguir escapar dos xeques e defender o peão.

Passo nº 04 – Caso seu adversário ofereça troca de torres

Esse passo requer atenção, você pode trocar as torres e ficar atento as regras de oposição para que o peão não seja promovido.

Desta forma encerro esse artigo do nosso portal, que você consiga aplicar esse final básico de Torre em  suas partidas.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>